Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior

Localidade: Ponta De Pedras - PA, Ano: 2022

Rede física de estabelecimentos de saúde por tipo de estabelecimento
Tipo de Estabelecimento Dupla Estadual Municipal Total
POLO ACADEMIA DA SAUDE 0 0 1 1
POSTO DE SAUDE 0 0 4 4
UNIDADE DE VIGILANCIA EM SAUDE 0 0 1 1
CENTRAL DE GESTAO EM SAUDE 0 0 1 1
CENTRO DE SAUDE/UNIDADE BASICA 0 0 2 2
UNIDADE MISTA 2 0 0 2
Total 2 0 9 11
Rede física de estabelecimentos de saúde por natureza jurídica
Natureza Jurídica Municipal Estadual Dupla Total
ADMINISTRACAO PUBLICA MUNICIPIO 9 0 2 11
Total 9 0 2 11

Análise e Considerações

O relatório destaca a organização atual da rede de saúde em Ponta de Pedras, evidenciando uma predominância de gestão municipal nas unidades existentes. A presença de múltiplos tipos de estabelecimentos com diferentes especializações demonstra uma abordagem abrangente às necessidades de saúde da população, oferecendo uma base sólida para a prestação de serviços.

Pontos Positivos

Um dos pontos positivos claros do relatório é a diversidade dos tipos de estabelecimentos existentes que abrangem desde postos de saúde até centros de vigilância em saúde. Isso revela uma infraestrutura variada e possivelmente capaz de atender diferentes demandas da população local. Além disso, a gestão unificada pelo município para a maioria dos estabelecimentos pode indicar um controle mais eficiente e integrado da saúde pública local.

Pontos a Serem Trabalhados

Apesar do cenário positivo, a dependência quase exclusiva da gestão municipal pode apresentar desafios, especialmente em épocas de crise ou evento inesperado. A ausência de suporte estadual ou federal em mais estabelecimentos pode limitar os recursos financeiros e técnicos disponíveis, afetando a capacidade de resposta a grandes demandas inesperadas ou emergências de saúde pública.

Sugestões de Intervenções

Recomenda-se explorar parcerias com o governo estadual e potencialmente com o setor privado, para diversificar a gestão e fontes de financiamento das unidades de saúde. Além disso, investir em programas de capacitação contínua para os profissionais de saúde e integrar tecnologias modernas aos processos de atendimento pode aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população.