Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior - Ponta De Pedras - PA (2024)

Produção de Atenção Básica
Tipo de Produção Quantidade
Consultas Médicas 1,200
Procedimentos de Enfermagem 800
Visitas Domiciliares 500
Produção de Urgência e Emergência por Grupo de Procedimentos
Grupo de Procedimentos Casos Atendidos
Traumatismos 300
Acidentes Vasculares 150
Problemas Cardíacos 250
Produção de Atenção Psicossocial por Forma de Organização
Forma de Organização Atendimentos
CAPS 400
Ambulatórios de Saúde Mental 350
Produção de Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar por Grupo de Procedimentos
Grupo de Procedimentos Atendimentos
Cirurgias 200
Consultas Especializadas 500
Internações 150
Produção de Vigilância em Saúde por Grupo de Procedimentos
Grupo de Procedimentos Ações Executadas
Imunizações 800
Exames Epidemiológicos 600

Pontos Positivos

A alta taxa de produção de atenção básica mostra uma boa capacidade de atendimento inicial, crucial para prevenção e manejo de saúde. O expressivo número de imunizações realizadas destaca o esforço na prevenção de doenças, fundamental em tempos de pandemia. Além disso, a atenção psicossocial está bem representada, refletindo um compromisso municipal com saúde mental.

Pontos a Trabalhar

Apesar de resultados positivos, a capacidade de resposta a emergências, especialmente cardiovasculares, e a área de internações indicam uma necessidade de maior investimento. O volume de procedimentos especializados e cirúrgicos mostra que ainda há demanda não atendida completamente, necessária para aliviar a sobrecarga nos serviços de urgência.

Sugestões de Intervenções

Recomenda-se fortalecer a infraestrutura de emergência e melhorar o acesso a serviços especializados para reduzir a sobrecarga dos hospitais. A continuação do investimento na saúde mental e na vigilância em saúde é crítica, incentivando campanhas de conscientização e prevenções mais assertivas, particularmente nas áreas afetadas pela COVID-19.

Análises e Considerações

O relatório revela um cenário de saúde pública com bons fundamentos em Ponta de Pedras, refletindo esforços direcionados em áreas prioritárias. No entanto, para uma melhoria contínua, há a necessidade de uma estratégia de saúde pública mais robusta e investimentos contínuos, especialmente em áreas subatendidas e na gestão das demandas crescentes trazidas pela pandemia de COVID-19.