Relatório Anual de Gestão - São João Da Ponta, 2022

Postos de Trabalho Ocupados por Contrato Temporário e Cargos em Comissão
Formas de contratação CBOs médicos CBOs enfermeiro CBOs (outros) nível superior CBOs (outros) nível médio CBOs ACS
Pública (NJ grupo 1) - Contratos temporários e cargos em comissão (010301, 010302, 0104) 0 1 1 0 0
Evolução dos Postos de Trabalho Ocupados (2018-2021)
Formas de contratação 2018 2019 2020 2021
Pública (NJ grupo 1) - Contratos temporários e cargos em comissão (010301, 010302, 0104) 33 37 36 39

Pontos Positivos

Uma análise do relatório anual revela que houve uma estabilidade na quantidade de postos de trabalho ocupados por contratos temporários e cargos em comissão de 2018 a 2021. Este dado pode indicar um nível de manutenção de serviço constante, demonstrando uma capacidade de resposta do município em manter serviços de saúde, o que é essencial, principalmente em tempos de dificuldade como o evidenciado pela pandemia de COVID-19.

Pontos a Serem Trabalhados

Apesar da estabilidade nos números de postos de trabalho, a presença de apenas um enfermeiro e um profissional de outro nível superior sob contratos temporários e cargos em comissão em 2022 sugere uma necessidade de reavaliação das necessidades de pessoal das unidades de saúde. A insuficiência de força de trabalho, especialmente em áreas especializadas, pode impactar diretamente a qualidade e eficácia dos serviços de saúde prestados.

Sugestões de Intervenções

Para melhorar a oferta de profissionais de saúde, sugere-se a elaboração de um plano estratégico de contratação que contemple a ampliação do número de profissionais qualificados na área da saúde. Outra ação potencial seria o investimento em capacitação contínua e incentivos ao desenvolvimento profissional, garantindo assim um quadro técnico melhor preparado para atender às demandas da população.

Análises e Considerações

A análise dos números do trabalho na saúde em São João Da Ponta evidencia uma adaptação às contingências trazidas pelos anos de pandemia, mantendo a continuidade dos serviços apesar da redução pontual na contratação de profissionais qualificados no último ano. É fundamental que os gestores públicos se mantenham atentos às necessidades futuras de profissionais qualificados, para quanto mais prover segurança e qualidade no atendimento à população local.